sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Programação dos dias 27 e 30 de novembro

Terça-feira - dia 27 de novembro

Sala 510 - O Preço de uma Verdade Relatório

Sexta-feira - dia 30 de novembro

Prova e resenha "Relatos de um Náufrago"

Assinatura da Ata - 11 de dezembro

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Projeto Experimental - Reunião

Atençao: Na próxima quarta-feira (dia 14 de novembro), na sala 510, o Coordenador do Curso, Paulo César Fradique, realiza um reunião com os alunos para acertar os últimos detalhes do Projeto Experimental 2008.1.


Observação: O aluno tem a liberdade para escolher o seu orientador. Essa escolha deve ser indicada na capa do pré-projeto. É importante que definido o tema o aluno procure o seu "possível" orientador para pedir conselhos. É vantagem para os dois lados. Para o aluno porque vai ficar sabendo do interesse ou não do professor pelo tema. E para professor/orientador que poderá planejar o desenvolvimento do projeto ao longo do semestre.

Projeto Experimental - Pré-Projeto

MINUTA DE FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE PROJETO EXPERIMENTAL EM JORNALISMO


A. CAPA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO – UNICAP
PROJETO EXPERIMENTAL EM JORNALISMO
ÁREA:
ALUNO(A):
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
RECIFE (ANO/PERÍODO)

B. ITENS DO PROJETO

- SUMÁRIO
- JUSTIFICATIVA
- PROBLEMA
- OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICO
- METODOLOGIA
- BIBLIOGRAFIA

1. JUSTIFICATIVA (de 1 a 2 páginas): texto que deve conter a importância do tema escolhido, sua atualidade e pertinência em função dos objetivos que serão delineados como ítem seguinte;

2. PROBLEMA (de 1 a 2 páginas): texto expondo como o pesquisador percebe o tema como problema na comunicação social, em especial no jornalismo cotidiano, e como tal problema pode ser estudado na literatura;

3. OBJETIVOS (1 página): descrever o que se pretende alcançar com o projeto; utilizar linguagem sintética; verbo no infinitivo; GERAL: de forma direta, compreensiva, expor em que se resume o conteúdo do trabalho, o que ele visa comunicar, expressar;

4. METODOLOGIA (1 a 2 páginas): descrever como vai ser desenvolvido o trabalho, a partir do tratamento dado ao tema:

a) recursos: descrever os objetivos e instrumentos necessários à pesquisa; se reportagem, documentário etc; quantas matérias e conteúdos; elementos usados: visuais, auditivos etc; equipamentos necessários; pessoal necessário (funções);

b) fontes de dados: descrever como vão ser pesquisadas as informações do tema, observando quais serão as fontes de obtenção de dados (primária e secundária).

5. BIBLIOGRAFIA: citar por ordem alfabética, livros e periódicos referidos para realização do trabalho.

Projeto Experimental - Regulamento

COM-1320 -PROJETO EXPERIMENTAL EM JORNALISMO

Regulamento

Para desenvolver o Projeto Experimental em Jornalismo, tendo em vista a Resolução nº 002 de 24.01.1984, homologada pelo então Conselho Federal de Educação, nas áreas de a) monografia; b) fita gravada de som e imagem para TV (em equipe de três alunos); c) fita gravada de som para Rádio (em equipe de dois alunos); d) impresso para jornal e revista; e) fotojornalismo, ensaio ou reportagem fotográfica, alunos regulares do Curso de Jornalismo, após o cumprimento das disciplinas COM1125 – Prática de Pesquisa em Comunicação; COM1219 – Técnicas de Reportagem II; COM1311 – fotojornalismo; COM1314 – Rádio III e COM1318 – Televisão III, devem:

1) Indicar, na ocasião da entrega do anteprojeto (proposta do trabalho digitada), em data fixada pelo DCS, uma das cinco áreas acima indicadas; contendo o tema que desenvolverá com justificativa, objetivos e metodologia, bem como sugerir um professor(a) para orientador(a); cabendo ao DCS confirmar ou não a sugestão;

2) Depois da matrícula caberá ao orientador decidir sobre a viabilidade da proposta. Caso esta seja rejeitada, será dado ao aluno um prazo para reapresentá-la, uma vez aprovada não mais será mudada, salvo em caso excepcional com a concordância do orientador e conhecimento do Chefe do DCS ou Coordenador do Curso. O aluno deverá, então, obedecer rigorosamente ao cronograma estabelecido junto com o orientador para execução do projeto.

2.1.1) Cada turma de orientandos de projetos individuais deverá ter, no mínimo, cinco alunos e no máximo dez;

2.1.2) a turma de orientandos de projeto em equipe deverá ter, no mínimo, três trabalhos e no máximo cinco trabalhos;

2.1.3) no caso dos trabalhos inscritos ultrapassarem o limite máximo previsto por turma, a coordenação do DCS poderá abrir uma segunda turma havendo estrutura e orientador disponíveis;

2.1.4) caso o número de candidatos ultrapasse o limite máximo por turma, haverá seleção adotando-se como critério a) qualificação do projeto submetido aos professores da área; b) maior coeficiente de rendimento na disciplina da área do projeto;

2.1.5) o aluno reprovado, por média ou por falta, na disciplina COM1320 – Projeto Experimental em Jornalismo, deverá reapresentar o anteprojeto antes da nova matrícula, ficando sujeito a existência de vagas na área requerida ou, em caso da inexistência de vagas, ser encaixado em outra área mediante entendimento com a direção do DCS;

3) todo o material a ser utilizado na execução do Projeto Experimental (papel, fita cassete e de vídeo, filmes, etc) deve ser adquirido pelo aluno;

3.1) o produto do Projeto Experimental, após apreciação e julgamento da banca examinadora, será propriedade do aluno, reservado à Universidade Católica de Pernambuco o direito a uma cópia para fins acadêmicos; a reprodução por parte dos veículos de comunicação e/ou a participação em concursos só será possível com autorização expressa do aluno.

4) No decorrer da orientação os trabalhos devem ser desenvolvidos considerando os seguintes parâmetros:

4.1) Monografia: por monografia entende-se trabalho de interesse jornalístico inédito com base em pesquisa científica, cabendo reflexão teórica e/ou pesquisa de campo, sobre tema pertinente à área de estudo do curso;

4.1.1) é próprio da monografia obedecer às normas internacionais de apresentação no que concerne ao tamanho das folhas, disposição de texto e conteúdo propriamente dito, devendo respeitar as linhas a seguir: a) preliminares: 1 – folha de rosto; 2 – ficha catalográfica; 3 – página de aprovação (opcional); 4 – dedicatória (opcional);

5 – sinopse;

6 – agradecimentos;

7 – relação de quadros e tabelas;

8 – sumário; b) corpo: 1 – introdução; que compreende a formação clara e simples de investigação, sua justificativa, objetivos, definições dos termos, indicação da metodologia utilizada e rápida referência de trabalhos anteriores sobre o assunto, caso existam;

2 – desenvolvimento; que compreende revisão da literatura, metodologia ou procedimentos metodológicos, englobando a formulação do problema, enunciado de hipóteses, determinação das variáveis e indicação dos tipos de relação entre elas, descrição dos instrumentos de pesquisa. Seleção do sujeito, universo e amostra, informação sobre a coleta de dados, apresentação, análise e interpretação dos dados;

3 – conclusões, recomendações e/ou sugestões; que consiste em resumo completo, no entanto sintetizado, das duas primeiras partes do trabalho; c) parte referencial: 1 – apêndice; 2 – glossário (opcional); 3 – bibliografia;

4 – índice remissivo de assuntos e/ou autores (opcional).

4.2) Fita gravada de som e imagem (Televisão): entende-se por fita gravada de som e imagem a realização de reportagens ou documentários para TV, ou uma síntese das duas linguagens desde que preservada a abordagem jornalística;

4.2.1) produção televisiva inédita em fita de vídeo em duas opções: dois programas de dez (10) minutos ou um programa de 15 minutos;

4.2.2) a produção deverá conter, sobretudo na linha documentário, material de pesquisa que venha dar substância ao trabalho (dados estatísticos, por exemplo); cópias de gravações em filme ou vídeos; documentação fotográfica ou histórica e/ou trabalhos publicados, entre outros;

4.2.3) texto, depoimentos, entrevistas, sonorização etc;

4.2.4) a edição deverá observar os mínimos recursos editoriais adequados à linguagem desenvolvida;

4.2.5) o trabalho será desenvolvido em equipe de três alunos, sendo obrigatório o envolvimento de todos nas diversas etapas de produção, podendo o orientador não indicar à “banca examinadora” o(s) aluno(s) que não tiver efetivamente participado;

4.2.6) o trabalho deve ser desenvolvido em linguagem telejornalística, com apresentação, texto, entrevistas e condução do repórter;

4.3) Fita gravada de som (Rádio): compreende a execução e montagem de programas radiofônicos inéditos na linha de radiojornalismo, documentário ou de entretenimento;

4.3.1) o trabalho final deverá ser apresentado nos seguintes formatos: seis programas de dez (10) minutos; quatro programas de quinze (15) minutos ou dois programas de trinta (30) minutos;

4.3.2) as produções radiofônicas deverão apresentar pesquisa, texto, sonoplastia, depoimentos e/ou entrevistas, radiofonização;

4.3.3) os programas podem compreender temáticas jornalísticas de cunho cultural ou especializado (economia, política, esportes, meio ambiente etc); comunitário, rural, entretenimento (na linha de produção das emissoras comerciais), entre outros.

4.4) Impresso: compreende a produção de uma série de reportagens inéditas para a mídia impressa;

4.4.1) a série deverá ter quatro (04) reportagens, cada uma com o mínimo de oitenta (80) linhas e o máximo de cento e vinte (120) linhas cada, sendo opcional a inclusão de ilustrações (fotografias, charges, desenhos, gráficos etc), bem como a apresentação do “espelho” da página (diagramação).

4.5) Ensaio fotográfico (Fotografia) : compreende a apresentação de dois (02) ensaios fotográficos de cunho jornalístico, cada um contendo texto interpretativo e um mínimo de doze (12) e o máximo de trinta e seis (36) fotos;

4.5.1) o primeiro ensaio deverá ser realizado em preto-e-branco, com filme de velocidade a ser definido pelo aluno. A revelação e ampliação das fotos devem ocorrer no laboratório do DCS, devendo o aluno apresentar duas (02) cópias de cada foto;

4.5.2) o segundo ensaio deverá ser realizado em filme diapositivo. A revelação deverá ser feita em laboratório comercial;

4.5.3) os ensaios deverão atender às exigências editoriais básicas da mídia impressa nacional.

5) A apresentação dos trabalhos será pública e perante uma banca examinadora;

5.1) a ordem de apresentação será definida em sorteio, conduzido pelo orientador, junto aos integrantes da turma;

5.1.1) orientador e orientandos, em comum acordo, podem sugerir nomes para formação das bancas, contudo, caberá ao Conselho do Departamento a definição das mesmas, bem como da fixação das datas para apresentação e defesa dos trabalhos;

5.1.2) a banca examinadora será formada por três (03) integrantes, em princípio um professor do curso e dois profissionais convidados;

5.1.3) cada projeto (de grupo ou individual) será avaliado por vez na ordem indicada no sorteio, durando cada avaliação o máximo de trinta (30) minutos;

5.1.4) o resultado obtido na banca examinadora é inalterável, não cabendo qualquer recurso ao aluno insatisfeito com a média obtida;

5.1.5) visando salvaguardar a banca examinadora de qualquer eventual constrangimento, as notas individuais devem ser mantidas em sigilo, apenas a média será informada;

5.2) A banca examinadora argüirá sempre que necessário esclarecer, detalhar e complementar questões;

5.2.1) o orientador não pode integrar a banca examinadora mas ficará à disposição da mesma para os esclarecimentos que forem solicitados;

6) A avaliação deverá observar os seguintes critérios:

6.1) apresentação do trabalho;

6.2) argumentação, fundamentação e desenvolvimento da proposta;

6.3) desenvolvimento do projeto;

6.4) metodologia;

6.5) nível de maturidade acadêmica e profissional;

6.6) texto;

6.7) criatividade;

6.8) viabilidade de veiculação dos produtos;

6.9) coerência e segurança na defesa do projeto.


Recife, 30 de outubro de 2006.

Prof. Paulo Fradique
Chefe do DCS

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Programação 06 de Novembro

Aula de hoje (turmas WL3 e TL3)

Continuação da alimentação dos Blogs

Obs: Cada grupo deve alimentar o blog, pelo menos duas vezes;
No mínimo, cada integrante do grupo, deve ter duas produções assinadas;
O prazo final para finalização do blog é dia 04/12 (terça);
O Prazo final para entrega da parte escrita é 07/12 (sexta)

P.S. Em todas as aulas o grupo deve produzir um relatório explicando como está as fases das etapas da produção do blog.

P.S.1 30/11 - Resenha/opinião do livro: Relatos De Um Naufrago.
Prova sobre o livro - uma questão (TL3).
Debate sobre o livro (WL3).

Programação de aula dos blogs

Programação para produção dos blogs da turma Wl3

Horário 14h40 até 15h40

Grupo 1
Janaína Rezende
Roberta Correia
Sharlene Mikelle
Suellen Vilela
Grupo 2
Aroldo Costa
Kelly Beatriz
Amanda Barros
Marília Maciel
Christinne Lemos

Grupo 3
Belisa Parente
Camila Ribas
Caroline Pellegrino
Clarissa Trevas
Gabriela Santos

Grupo 4
Amanda Marques
Bruno Lins
Luana Marques
Marcelo Costa
Grupo 5
Aldacy Lobo
Daniela Feldaman
Karlison Gondim
Leonardo Lisboa
Bruna Borges
Grupo 6
Andrezza Gonçalves
Felipe Ferraz
Maíra Rosas
Grupo 7
Maurício Júnior
Patrícia Barros
Rebeca Santos

Horário 15h40 até 16h40

Grupo 8
Carla Lyra
Camila Nóbrega
Lara amorim
Elizabeth Silva
Viviane Souza
Grupo 9
Felipe Régis
Raphael Guaraná
Thiago Cavalcante
Fábio Liberal
Mário Neto
Grupo 10
Manuela Andrade
Juliana Lins
Catarina de Angola
Ana Paula Almeida
Nara Pinilla
Clarissa Azevedo
Grupo 11
Júlia Miranda
Ana Maria Salustino
Rafaella Sabino
Taísa Alencar
Grupo 12
Ana Carolina Lucena
Juliana Dantas
Mariângela Moraes
Nataly Costa
Grupo 13
Reinaldo Cavalcanti
Marina Reithler
Cláudia Vital
Grupo 14
Lídio Lima