terça-feira, 25 de setembro de 2007

Revistas: Redigir e Editar 2

Redigir e Editar uma Revista – Ordenamento de Idéias

O texto deve ser trabalhado com mais tempo, estilo e discernimento para análise dos fatos. Criatividade, interpretação e recursos de estilo compõem sua base. Trata-se de um documento histórico, e por isso mesmo, devemos nos preocupar primeiro com as idéias, e em seguida com a linguagem.

Um roteiro ajuda a organizar o pensamento e as informações. Primeiro cria-se o clima, a tensão e por último a explicação para o leitor. É um jogo de inteligência por parte do redator a fim de seduzir quem lê o texto.

O desenvolvimento do texto deve ser claro e conciso. Usamos o bom senso no uso das palavras e pontuações. Enumerar, descrever, detalhar, comparar, criar contrastes, exemplificar, lembrar, ilustrar, dar testemunho e confrontar idéias faz parte desse estilo.

O uso dos verbos declaratórios (os chamados verbos dicendi) apóia as falas/indagações das fontes. O texto deve possuir causa e conseqüência, um encerramento remetendo ao início e que apareça na hora certa. Admite interpretação e ponto de vista do jornalista.

Possui características atemporais, por isso procure uma boa angulação. Mantenha unidade, coerência das idéias. Use conjunções, advérbios, locuções adverbiais, pronomes, palavras denotativas e não esqueça das frases curtas e encadeadas.

Desconfie sempre do seu texto, por isso revise quantas vezes for necessário, verifique se está organizado. Cheque a Gramática, Ortografia, fatos, citações, declarações e peça para outra pessoa ler. Saiba cotar o que não for essencial, use da leveza, retire alguns detalhes irrelevantes.

Além de escrever bem é preciso ter habilidade com as palavras. Saiba condensar, mas traga novidades. A reportagem da revista deve acompanhar o fato, e ir além dele. Mas, não deve ter a palavra final. E, sim, ampliar o contexto da notícia.

Um comentário:

Tallyta Cardoso disse...

Muito legal as dicas, obrigada!