terça-feira, 25 de setembro de 2007

Revistas: Redigir e Editar 5

Redigir e Editar uma Revista – O Livro-Reportagem

No entanto, as revistas semanais de informação apresentam falhas. Aí surge o livro-reportagem, (New Journalism, nos EUA nos anos 60, no qual os repórteres produziam matérias frias com arte e emoção), para preencher os vazios informativos deixados pelo jornal, revistas, emissoras de rádio, noticiários de TV.

O livro-reportagem é um trabalho de historiador e romancista. Trabalha com arte, emoção, aposta entre os aspectos objetivos e subjetivos da realidade. No Brasil o New Journalism, influenciou a Revista Realidade, lançada em abril de 1966. Suas reportagens preocupavam-se com o contexto e a situação em torno do acontecimento.

Um exemplo clássico de livro-reportagem é a obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, que descreve a Guerra de Canudos, Antônio Conselheiro e de como uma comunidade inteira foi destruída pelo poder então vigente. Outro exemplo hoje visto como Literatura é o livro Com a FEB na Itália, do cronista Rubem Braga, que relata a atuação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Nenhum comentário: