domingo, 2 de setembro de 2007

Seleções

A Revista Seleções – Reader’s Digest tem uma história, que vai desde sua criação, após a I Guerra, até a consagração como a revista que circula em mais países no mundo. Enquanto se recuperava de ferimentos sofridos na Guerra Mundial, em 1918, DeWitt Wallace teve a idéia de lançar uma revista que disponibilizasse artigos já publicados, utilizando uma linguagem condensada, sem interferir no conteúdo e no sabor do texto.

Como as grandes editoras da época descartaram o projeto, Wallace resolveu levá-lo adiante e lançou, em fevereiro de 1922, o primeiro número da revista Reader's Digest, posteriormente batizada no Brasil como Seleções. Em 1936 a circulação já atingia 1,8 milhão de exemplares só nos Estados Unidos.

A expansão da revista para outros países começou pela Inglaterra, em 1938. Em dezembro de 1940, era publicada a edição em espanhol, intitulada Selecciones e, em fevereiro de 1942, a Revista Seleções chegou ao Brasil. A primeira edição em português se esgotou rapidamente com 100 mil exemplares vendidos.

No início dos anos 70, a circulação mensal era de aproximadamente meio milhão de exemplares. Entretanto, uma série de fatores levou a empresa a transferir suas atividades para Portugal. A revista brasileira passou ser editada naquele país, porém deu-se continuidade à venda em bancas no Brasil, com uma circulação média de 110 mil exemplares por mês. Isso até o fim de 1995 marca a volta das atividades do grupo no Brasil.

Nenhum comentário: