terça-feira, 25 de setembro de 2007

Revistas: Redigir e Editar 3

Redigir e Editar uma Revista – Estilística e Narrativa

Cada revista tem seu estilo, modo de ser e sua linguagem. Nesse contexto, a padronização e racionalização se tornam necessidades. A imprensa busca unidade, legibilidade e identidade do texto. A revista permite o uso das entrelinhas e apresentação da tendência da matéria, do jornalista e do veículo.

A reportagem tem a função de desdobrar, pormenorizar e dá um relato aos fatos principais e subjacentes. Ela é uma narrativa, então, solte um pouco as amarras da padronização. A Reportagem-Ação começa pelo mais atraente e a Reportagem Documental aproxima-se da pesquisa. Mas, a investigação faz parte de qualquer reportagem.

Dissertar ou argumentar, descrever e narrar são recursos que permitem a variação do ponto de vista. No Jornalismo, utilizamos normalmente o gênero narrativo. Ou seja, na terceira pessoa. Outro elemento, importante, é o tempo que pode ser visto nas seguintes formas: lingüístico (passado, presente, futuro), psicológico (estados internos, individuais), físico (natureza: sol, dia...) e cronológico (calendário, marco social,...).

A reportagem narrativa é um dos gêneros mais importante em Jornalismo, e talvez o que se mais aproxima da Literatura. A reportagem é co-irmã do conto, pois ambos são predominantemente narrativos, são textos curtos e densos, abordam questões humanas, começam com um problema e têm início, clímax e desfecho. A única diferença é que o Jornalismo não faz ficção, não cria seus personagens.

Nenhum comentário: