terça-feira, 25 de setembro de 2007

Revistas: Redigir e Editar 6

Redigir e Editar uma Revista – Textos Recreativos

Porque o Jornalismo tem se preocupado com textos voltados para o lazer do leitor? Na era pós-industrial o lazer passou a ser valorizado como hábito inteligente e indispensável à reciclagem física e mental das pessoas. É um comportamento cada vez mais presente nas sociedades desenvolvidas. Sentar-se a um canto para saborear uma boa crônica ou rir com as piadas dos textos caricaturais ou dos quadrinhos não faz mal a ninguém. Só faz bem.

O próprio ato de trabalhar vai sendo revisto de outros modos em nossos dias. Especialistas orientam as empresas a abrirem cada vez mais espaço para o convívio prazeroso entre os funcionários, através de excursões ou de exercícios de Ginástica Laboral.

Com a automação industrial, com as novas tecnologias, a Informática e a globalização, pode-se ganhar o mesmo ou até mais trabalhando menos e organizando melhor o tempo. Basta ter preparo e criatividade para ficar no mercado mesmo quando os postos de trabalho estão se reduzindo. Muitos profissionais já conseguem trabalhar em casa independente de ter vínculos trabalhistas com uma empresa.

No Gênero Recreativo o que se explora é, exatamente, esse potencial de criatividade que os fatos da vida encerram, mesmo os mais comezinhos, rotineiros e simples. E se faz isto com amplo sucesso, porque está claro que existe uma demanda por esse tipo de texto voltado para o lazer, a caricatura, a crítica social.

Nenhum comentário: